Byanca Silva

Estamos na semana mundial do meio ambiente, e percebemos que muito ainda falta ser feito para tentar salvar o planeta, ou pelo menos deixá-lo melhor para àqueles que ainda virão. Existem inumeras organizações, projetos, entidades que buscam essa melhoria do nosso lar-maior, que é o planeta azul! Mas você também pode ajudar aí mesmo na sua casa, com algumas ações que no início é difícil se acostumar, mas depois vira uma agradável rotina,eu mesma já inseri alguns desses costumes em minha vida. Inclusive eu os divulgo entre meus amigos que ficam gratos e muitas vezes espantados em saber que tão pouco pode melhorar o mundo em que vivemos. Vamo que vamo, gente boa!!! Seguem aí algumas dicas, se vc souber de mais alguma coisa prática que podemos utilizar e fazer, fala pra gente, comentem!!


NA SUA ÁREA DE SERVIÇO:

Substitua sabão em pó por líquido detergente. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe.(Gente eu testei isso, realmente fica macio, testei em jeans, mas não fica aquele cheirinho boom do amaciente...enfim...) Você sabia que pode economizar 75% de energia nas lavadoras de louça e de 80% a 92% nas lavadoras de roupa usando a lavagem a frio? Procure também usar os programas mais econômicos. Não use lavagem a seco. Compre somente peças que você pode lavar pessoalmente. A maioria dos solventes utilizados nas limpezas a seco é tóxica. Se você precisa de lavagem a seco, areje as roupas antes de trazê-las para dentro de casa. Muitas peças que trazem na etiqueta "lavagem somente a seco" podem ser com segurança lavadas com sabão neutro.


NA SUA COZINHA:

Lavando a louça: detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária. Substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente. Ao cozinhar, coloque tampas sobre as panelas. Prefira as panelas de pressão, coloque-as centralizadas sobre o queimador e regule a chama para que seja menor que a base da panela. Você terá uma economia de 20%. Evite o uso de pratos e copos descartáveis. Eles consomem energia na sua fabricação e aumentam a quantidade de lixo. Prefira produtos de cristal, vidro ou cerâmica. Exija dos fabricantes de geladeiras a certificação 'greenfreeze', que não ataca a camada de ozônio nem aquece o planeta. Não utilize a parte de trás da geladeira para secar panos ou roupas. Mantenha a ventilação adequada do radiador da geladeira, você terá uma economia de 15% de energia.


BANHEIRO :

Troque válvulas de descarga por caixas de 6 litros. Ao acionar a válvula de descarga, você gasta de 10 a 30 litros. Já com as caixas externas de 6 litros, você economiza de 4 a 24 litros de água por descarga com o mesmo efeito.

Arrume as torneiras que estão pingando. Uma torneira pingando desperdiça mais de 40 litros de água por dia

Limpando o banheiro: a maioria dos produtos de limpeza traz mais problemas que benefícios por conter cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele.

Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de borax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre.

Tome banho mais curtos.


* Borax:àcido bórico, vende na farmácia de manipulação, confesso que não sei o que é...


QUARTO:

Na compra de carpetes, evite fibras sintéticas em favor dos materiais naturais como algodão e lã. E compre somente aqueles que não foram tratados com inseticidas, fungicidas e impermeabilizantes.

Não jogue fora sua mobília. Dê para alguém ou a reutilize.

Prefira móveis feitos de material reciclado. Evite comprar móveis ou outros artigos feitos com madeira da Amazônia. Somente nos últimos quatro anos, 77 mil km2 da floresta foram devastados, uma área maior que os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe juntos.


LIXO

Ao ir à feira ou ao mercado, leve uma sacola. Você estará diminuindo a quantidade de plásticos jogados ao meio ambiente.

O vidro é responsável por 3% do lixo residencial do país. Reutilize-o ou recicle-o.

Evite o consumo de bebidas em garrafas PET.

Estas são uma das principais causas de enchentes nas grandes cidades.

Tire seu nome do mailing de empresas que enviam correspondências que não interessam. Evite a derrubada de mais árvores.

Guarde o óleo usado da cozinha em uma garrafa, não jogue pelo ralo da pia, isso polui os manancias e lençóis freáticos. Existem cidades que recolhem esse óleo e vc ganha descontos por cada litro, em sua conta de água. Se na sua cidade infelizmente não há esse recolhimento, clica aqui ou aqui e aprenda a fazer um sabão caseiro.


É mais ou menos isso gente, ainda podemos fazer uso de uma alimentação ética, sem transgênicos, reutilizar algumas coisas evitando assim o consumo desnecessário, repensar nossos trajetos,( dá pra ir a pé? eu vou! Poluo menos o meio ambiente!), Reparar, o máximo que puder aparelhos eletrônicos principalmente, não vou adquirir um novo celular só porquê o meu saiu de moda.

Consciência minha gente e vamos assim fazendo nossa parte!

Um beijo!

Marcadores: ,